No dia 11/03/11 foi feita uma entrevista com um estudante de História da universidade PUCPR, o César Rogério. E esta entrevista foi feita com o objetivo descobrir informações sobre a crise do café em 1929. De acordo com as palavras de César “a crise do café começou pela supervalorização do dólar combinada com a superprodução de café no Brasil. De uma que juntos estes dois problemas trouxeram como conseqüência a falência dos fazendeiros e a especulação na bolsa de valores, de forma que isto deu inicio a crise.”
E o resultado de tudo isto que ocorreu ao povo brasileiro, de acordo com César foi “um grande aumento no desemprego, e isto aconteceu porque a principal fonte de renda brasileira era a exportação de café. E junto com isto houve a queda da política do café com leite de SP e MG, dando início a muitas revoltas do povo brasileiro, trazendo o começo da democracia (em termos).”
Para finalizar foi perguntado para César, qual era sua opniao em relação ao resultado de tudo isto que aconteceu com a crise do café? E sua resposta foi: “Tudo tem um lado positivo e outro negativo. O lado negativo é que com esta crise econômica ocorrendo e trazendo o no mundo Hitler criou o nazismo e Mussolini criou o fascismo. E o lado positivo disto ter acontecido é que se não fosse por isto ter acontecido o Brasil não seria como ele é agora, um pais emergente".
Nenhum comentário:
Postar um comentário