quarta-feira, 2 de março de 2011

Bem Vindos ao blog mais charmoso de história contemporânea...

EM 1928 o Brasil produziu uma safra imensa de café. Porém, a exportação caiu para 13.881.000 sacas (baixou 11% em relação aos números anteriores). POR QUÊ?


Holanda
Porque os nossos maiores compradores da época:
Alemanha


França 
Itália


Estados Unidos da América


...descobriram o "jeitinho brasileiro" que já vigorava na época. Estas cinco nações, responsáveis pela compra de mais de 84% da produção cafeeira da Terra de Santa Cruz, estavam profundamente irritados com as repetidas tentativas de engodo nos portos e armazéns brasileiros...

Desde tempos que
precedem o imaginário popular,
os brasileiros já vem metendo
a mão aonde não devem...

E com o café no começo do século XX não era diferente. As inúmeras descrições das sacas brasileiras que desembarcavam mundo afora eram embaraçosas. Pedras, gravetos e terra eram alguns dos itens mais populares encontrados nas sacas de café, na tentativa de faze-las pesar mais. 
Outro produto vastamente exportado eram também restos de safras mais antigas, fato que acabava resultando num produto final de qualidade muito inferior. Desta maneira, a economia brasileira se preparava da melhor forma que podia para a crise de 1929: espantando seus maiores compradores.

***
E desta maneira, também, iniciamos as atividades do blog de História Contemporânea do Brasil, disciplina ministrada pelo professor Emerson ao 1º período do curso de Jornalismo da UP - turma 2011.

***




Vídeo aula sobre o Brasil-República (fonte: mundovestibular.com.br)


***


Um comentário:

  1. Aqui, além dos dados muito interessants, algo mais: uma informação que agrega ao que discutimos em sala: os exportadores ajudaram a perder seus compradores mundo a fora. Sei pouco sobre isso, mas achei interessante. A exposição do material(foto do Lula) deixou essa parte com bom humor e informação, mistura muito boa. Gostei.
    Emerson Castro

    ResponderExcluir