sexta-feira, 18 de março de 2011

Na tela

A Vida é Bela (La Vita è Bella)
Dar ares de comédia a uma história que se passa em um campo de concentração nazista é, no mínimo, uma tarefa audaciosa. Mas, por incrível que pareça, o cineasta italiano Roberto Benigni tornou isso possível em a “Vida é Bela”. A história do pai que, através de extrema sensibilidade e imaginação, faz seu filho de seis anos acreditar que o campo nazista em que estão aprisionados é, na verdade, o palco de uma grande brincadeira, tem o poder de mesclar risos e lágrimas a cada nova cena. O filme, lançado em 1997, foi ganhador de diversos prêmios, inclusive do Oscar de “Melhor Filme Estrangeiro”. Vale à pena conferir.



O Menino do Pijama Listrado (The Boy in the Stripped Pyjamas)
Baseado no livro homônimo de John Boyne, o filme, lançado em 2008, conta a amizade entre Bruno, filho de um oficial nazista, e Shmuel, prisioneiro de um campo de concentração. Cada um de um lado de uma cerca, os pequenos dividem experiências sem sequer imaginar o paradoxo que envolve suas respectivas realidades. Impossível não se emocionar.



Os Falsários (Die Fälscher)
Salomon Sorowitsch é um grande mestre na falsificação de documentos. Quando é preso e levado para um campo de concentração, em 1944, os nazistas o reservam uma delicada tarefa: participar, juntamente com um grupo seleto de outros prisioneiros, da maior falsificação de dinheiro da história. Ao som das bombas e fuzilamentos de judeus como ele próprio, Salomon trabalha ao lado de seus inimigos históricos em busca de um simples objetivo: sobreviver. Resta saber se é o certo a fazer. O filme foi lançado em 2007 e é baseado em fatos reais.



Por Isabela Lucena

Nenhum comentário:

Postar um comentário