sexta-feira, 11 de março de 2011

"Brasil ao Pé da Letra"

A Revolução de 30

Apesar da Aliança Liberal se conformar com a derrota de Getúlio Vargas para Júlio Prestes, os getulistas acusaram o governo federal alegando que as eleições foram fraudadas e, resolveram intervir. “Façamos a revolução antes que o povo a faça”, declarou o presidente mineiro Antônio Carlos (organizador da chapa de oposição à Júlio Prestes).
A decisão de Washington Luís de promover perseguição aos políticos paraibanos e mineiros que se opuseram à Júlio somada ao assassinato do governador paraibano João Pessoa, gerou o passo para a revolta.
Eduardo Souto e Oswaldo Santiago, transformaram a história em canção: Hino a João Pessoa. Francisco Alves deu voz:

João Pessoa, João Pessoa
Bravo filho do sertão
Toda a Pátria espera um dia
A tua ressurreição

João Pessoa, João Pessoa
O teu vulto varonil
Vive ainda, vive ainda
No coração do Brasil

Em 3 de novembro de 1930, Getúlio toma posse do Governo Provisório. Ao assumir, tinha dois problemas fundamentais a resolver: acabar com a crise econômica e criar um sistema político com condições de governar. Assim, objetivando a centralização política e o fortalecimento estatal, tomou algumas providências: fechou o Congresso, os legislativos estaduais e os partidos políticos. Anistiou os rebeldes de 22 e 24, criou vários ministérios (entre eles o do Trabalho), modificou o sistema eleitoral e grande parte dos tenentistas foram nomeados interventores federais.
Assim, no carnaval de 32, Teu cabelo não nega, alusão à política dos interventores,de Lamartine Babo com os Irmãos Valença, foi a música mais tocada. Gravação de Castro Barbosa:

O teu cabelo não nega, mulata
Porque és mulata na cor
Mas como a cor não pega, mulata
Mulata, eu quero o teu amor

Tens o sabor
Bem do Brasil
Tens a alma cor de anil
Mulata, mulatinha, meu amor
Fui nomeado teu tenente interventor...

Também nessa época, crescia no samba um grande compositor: Noel Rosa. Com 26 anos de vida, já tinha composto quase 300 músicas. Seu primeiro samba é Com que roupa?, de 1930:

Agora vou mudar minha conduta
Eu vou pra luta
Pois eu quero me aprumar
Vou tratar você na força bruta
Pra poder me reabilitar
Pois essa vida não está sopa
E eu pergunto: com que roupa?
Com que roupa eu vou
Pro samba que você me convidou...


Referência: Brasil Século XX, ao pé da letra da canção popular;
Luciana Salles Worms e Wellington Borges Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário