segunda-feira, 21 de março de 2011

Governo de Eurico Gaspar Dutra

Eurico Gaspar Dutra nasceu na cidade de Cuiabá (MT), em 18 de maio de 1883. Militar, teve carreira de destaque no Exército: defendeu o governo do presidente Washington Luís contra os revoltosos de 1930, combateu a Revolução Constitucionalista de São Paulo, em 1932, e atuou na reação ao movimento comunista de 1935.
Dutra ocupou o posto de ministro da Guerra durante o governo Vargas (1936-1945) e modernizou o Exército. Durante a 2º Guerra Mundial (1939-1945), ficou dividido entre apoiar os Estados Unidos ou a Alemanha. Com o fim do conflito, Dutra se manifestou pela redemocratização do país. Embora tenha sido um dos mais fiéis colaboradores de Getúlio Vargas e do Estado Novo, ficou ao lado dos oficiais que derrubaram o presidente em outubro de 1945.
Eurico Gaspar Dutra saiu candidato à presidência da República pelo Partido Social Democrático (PSD) e foi eleito diretamente em 1945. Tomou posse em 31 de Janeiro de 1946. Em 18 de setembro desse mesmo ano, foi promulgada a quinta constituição do Brasil, que marcou o retorno do país ao regime democrático.
Ainda em 1946, o governo criou o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Social do Comércio (Sesc), decretou o fechamento dos cassinos e proibiu os "jogos de azar" no país.

Na política externa, Dutra se aliou aos norte-americanos, rompeu relações diplomáticas com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e cassou o Partido Comunista Brasileiro (PCB).
Durante seu governo, o presidente enfrentou muitas greves e decretou intervenção do Ministério do Trabalho em diversos sindicatos. Ele seguiu uma política econômica liberal, de controle dos salários e incentivo à importação de bens, o que levou a um rápido esgotamento das reservas de divisas (dinheiro) do país.

A estratégia de desenvolvimento do governo incluiu o plano Salte, que significava saúde, alimentação, transporte e energia. Durante o governo Dutra, a usina hidrelétrica de Paulo Afonso, na Bahia, e a rodovia Presidente Dutra, ligando o Rio de Janeiro a São Paulo, começaram a ser construídas.
Ao deixar a presidência, ele continuou ativo na vida política até as eleições indiretas para presidente da República em 1965. Diante do apoio majoritário dos militares ao general Castelo Branco, retirou-se da disputa.
Afastado da vida pública, morreu no Rio de Janeiro em 11 de junho de 1974.

Fonte: www.resumos.com.br
Texto por: Carolina Pereira
Imagens por: Carolina Pereira e Renata  Martins
Vídeo por: Renata Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário