terça-feira, 22 de março de 2011

Posse até queda de Jango



   Quando Janio Quadros renunciou, João Goulart,o vice presidente, estava na China. A oposição-militares, UDN,imprensa e empresários- aproveitou essa viagem para tentar colcar outro no poder.A posse de Jango aconteceu no dia 7 de setembro de 1961 , depois de ter sido implantado,pelos militares, o parlamentarismo no Brasil.Com o apoio do Congresso Nacional e da classe operária foi realizado um plebescito em janeiro de 1963 que instituía a volta do presidencialismo , o que aumentou o poder do presidente. O momento era de crises políticas e econômicas entre a esquerda e a direita radicais . O constante conflito entre o governo e a oposição militar e civil, que considerava o presidente um comunista devido a sua aproximação populista com as classes trabalhistas, agravou a crise.


   O comício realizado no dia 13 de março de 1964 na estação da Central do Brasil favoreceu a queda de Jango. Neste, o presidente assinou a reforma agrária, decretando a desapropriação das terras ao longo das rodovias e ferrovias e em torno dos grandes açudes. Depois da euforia momentânea, as pessoas posicionaram-se contra a atitude de João Goulart através de uma passeata- composta pelos grupos de oposição, empresários, padres, senhoras católicas- com mais de 300 mil pessoas pelas ruas centrais da capital paulista, que ficou conhecida como Marcha da Família com Deus pela Liberdade.



   Em 31 de março de 1964, João Goulart foi deposto pelo golpe militar de 1964, e foi exilado no Uruguai. Faleceu no exílio, no município argentino de Mercedes, em 6 de dezembro de 1976.
     

             Por: Gabriela K. e Amanda Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário