sexta-feira, 18 de março de 2011

Por Sophia Marques Chueke

          A  Alemanha que havia perdido a Primeira Guerra, não se conformava com as exigências impostas pelo Tratado de Versalhes.Hitler  afirmava a superioridade racial do povo alemão , pregando a eliminação dos judeus, dos povos eslavos e dos ciganos bem como dos deficientes e homossexuais. 
          Hilter ascende ao poder através do Partido Nazista em 1933 e a Europa continental não parece se preocupar com seus planos de recuperação dos Sudetos (região localizada na Tchecoslováquia) assim como Dantzig, enclave alemão. Defendia a integração dos alemães espalhados por esses territórios , mas na realidade, também  pretendia  ter acesso às riquezas disponíveis em regiões  como a Ucrânia, rica em trigo e minérios.
          Em 1938, a Alemanha anexou a Aústria e os Sudetos ao seu território ; franceses e ingleses  não se opuseram, mas com a ocupação do restante da Tchecoslováquia e da Polônia em 1939, foi deflagrada a guerra na Europa. Hitler invadiu a seguir a Dinamarca, a Holanda e a Bélgica e ja havia assinado  com o governo soviético um pacto de não-agressão recíproca, o que facilitara sua invasão na Polônia.
          A Guerra passa a ser mundial quando a Itália e o Japão se alinham à Alemanha, enquanto a Rússia e a China se juntam aos aliados; a Rússia, porque  a Alemanha não respeitando o acordo previamente estabelecido tentou invadir aquele país. Os Estados Unidos entram na guerra após o ataque aéreo japonês a base de Pearl Harbour no Pacífico. Com o lançamento das bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, o Japão assina sua rendição.
          Enquanto isto, as batalhas prosseguem no continente europeu, os ingleses resistem bravamente do mesmo modo que o exército soviético consegue rechaçar as tropas alemães no seu território. Os alemães neste caso também foram vencidos pelo extremo rigor do inverno russo. Com o  desembarque das tropas aliadas na Normandia bem como do despejo de bombas em cidades importantes da Alemanha,o suicídio de Hitler e a tomada de Berlim, a Segunda Guerra chega ao fim.
          Achamos importante mencionar que o Brasil, inicialmente propenso a fazer parte do Eixo, acaba, por razões políticas, notadamente uma aliança panamericana, se alinhar com os Estados Unidos, e havia também interesses econômicos que favoreceram esta tomada de decisão do nosso país.           

Fontes :
Fausto, Boris. Historia do Brasil. São Paulo: Edusp,2009,p.381-382.

Nenhum comentário:

Postar um comentário